segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




TODOS CONTRA A DENGUE


 
ITABORAÍ TEM LEI ESPECÍFICA DE COMBATE À DOENÇA



Devido ao alto volume de chuva nos meses de janeiro e fevereiro, um problema típico do Brasil volta assolar a população: a dengue. Preocupado, visando contribuir para a amenização desse problema nacional de saúde pública, o vereador Lucas Borges (PMDB), criou uma lei para ajudar no combate a essa endemia na cidade.

 
A lei municipal nº 2.235, legisla sobre a prevenção e o controle da transmissão, e a atenção primária à saúde nos casos de dengue. De acordo com o texto, em casos extremos, o poder executivo poderá promover ações de polícia administrativa, com o objetivo de impedir hábitos e práticas que expõem os munícipes ao risco da proliferação e contaminação relacionada ao mosquito transmissor.

 





Constatado o foco, os agentes sanitários ficam autorizados a entrar nas habitações, terrenos, estabelecimento e edifícios para combater a doença. As imobiliárias também ficam obrigadas a garantir o acesso dos agentes sanitários nos imóveis sobre sua responsabilidade.

 
“O objetivo ao propor esta lei, obviamente, é contribuir para amenização da dengue em nossa cidade. Porém, é interessante frisar que somente o trabalho das autoridades não é suficiente. É importante que toda a população faça sua parte, evitando o acúmulo de água parada em pneus, calhas, pratos de vasos de plantas e outros recipientes”, alerta o vereador Lucas Borges.